Os advogados Marcella Zorzo e Fernando Lopes, coautores do livro ” O Guia Jurídico da Tokenização “, estiveram em uma competição internacional entre programadores, conhecida como hackaton, que ocorreu no Fairmont Copacabana no Rio de Janeiro, auxiliando juridicamente os participantes envolvidos em projetos de tokenização.
No primeiro dia do evento os advogados palestraram sobre como os programadores poderiam utilizar smartcontracts e a blockchain, a fim se eliminar os riscos existentes no mercado tradicional. Segundo os advogados, o objetivo foi demonstrar que essas tecnologias foram criadas para eliminar os riscos que dão origem às necessidades regulatórias:
” Por exemplo, se eu consigo utilizar smartcontracts para eliminar o risco de custódia de recursos financeiros, então eu elimino uma série de normas voltadas aos custodiantes”.
Os advogados afirmam que estão aplicando aos negócios um dos mais avançados paradigmas jurídicos existentes no mundo, conhecido como legal by design:
” muita gente ainda não entendeu que fenômenos como o Bitcoin e as finanças descentralizadas fazem parte de um processo de reconstrução da economia global, onde a principal abordagem regulatória certamente será legal by design e privacy by design.
No segundo dia do evento os advogados interagiram diretamente com as equipes de programadores sanando dúvidas jurídicas, além de contribuírem com a estruturação de alguns dos projetos.