Manu Berger falou à TV Globo sobre o câncer de pele e os riscos da exposição solar
Sobrevivente do câncer de pele, Manu Berger, natural de Florianópolis/SC e hoje radicada em São Paulo/SP, enfrentou a doença aos 25 anos e depois novamente aos 27, quando recebeu o diagnóstico de Melanoma. Em sua participação no programa Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo, na última segunda-feira (11), a empresária, CEO do Terapia de Luxo, contou sua experiência com a doença.
“A primeira vez que eu descobri o meu melanoma, aos 25 anos, fiquei em choque; eu era muito jovem e a pinta estava muito profunda. Quando eu tinha 27 anos recebi o segundo diagnóstico, que foi outro melanoma, estava ainda mais profundo que o primeiro, mas graças a Deus eu consegui eliminar tudo no centro cirúrgico e tive que recomeçar todo o processo da estaca zero: de três em três meses fazer nova bateria de exames, novos cuidados. Hoje eu observo as minhas pintas e o protetor solar fica 24 horas na minha bolsa, no meu carro, na minha penteadeira, ele está comigo 100% do tempo”, contou Manu Berger.
Assista à participação da catarinense no programa:
Projeto para alertar e conscientizar a população
O mês de dezembro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de pele, o “Dezembro Laranja”. Para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, Manu Berger lançou uma iniciativa solidária: doar 100 litros de protetor solar para famílias em situação de vulnerabilidade social. Manu Berger criou o projeto “Sua Pele é um Luxo” em 2021, focado na prevenção e combate ao câncer de pele. Como sobrevivente da doença, tornou-se embaixadora do Melanoma pelo Instituto Oncoguia. Neste ano, três projetos sociais em diferentes estados serão beneficiados com as doações, que totalizam mais de 900 frascos de protetor solar: Equipe do Bem (Grande Florianópolis / SC); Pimp My Carroça (São Paulo / SP); e Cabruca Cooperativa (Ilhéus / Bahia).
Fotos: Tati Trindade